Varejo x Atacado: quais tecnologias serão utilizadas no futuro?

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Tecnologias em equipamentos e serviços estão em constante evolução. Vamos explorar um pouco desse universo aplicado ao modelo de negocio do atacado e varejo.

Varejo x Atacado: quais tecnologias serão utilizadas no futuro?

Todas as vezes que pensamos em um desenho de uma loja, é necessário que o cliente reflita sobre 3 aspectos: 

1- A experiência do cliente, que começa na vitrine e vai até o checkout (área de vendas). 

2- Tecnologias da loja que rodam ali dentro, que chamamos de automação da loja: caixa, vitrine virtual, consulta de preço, aplicativo para dar apoio ao vendedor. 

3- Back office que roda na retaguarda da loja, e pode ser depósito, escritório, produção, etc. 

Das menores lojas até as maiores, todas elas podem ser basicamente divididas nessas três áreas: Experiência do cliente, automação de loja e back office. 

Começando pela experiência do cliente, a primeira coisa que devemos levar em consideração é que o cliente hoje, principalmente depois da pandemia, não faz mais distinção do que é compra online e compra em loja física. Sua expectativa é ter uma boa experiência de compra, seja no celular, na loja, ou híbrido (começar uma compra no celular e terminar em uma loja). 

Então, o segredo para o varejista, seja de atacado ou varejo, é a integração dos canais de venda dele (E-commerce com lojas, aplicativos, marketplaces, etc) para dar liberdade ao cliente de comprar da forma como ele quiser. 

Há uma diferença no varejo e atacado que é a forma como essa loja será organizada para atender ao público-alvo dela, de baixa, média ou alta renda.

As pessoas aprenderam a comprar na internet pela facilidade, agilidade e por não precisar sair de casa. Mas também existem aquelas pessoas que ainda não compram pela internet, porque não querem esperar o produto chegar, por exemplo. 

Tecnologias transformando a experiência do cliente

O cliente que quer preço vai para o atacado. O cliente que quer conveniência e agilidade, vai para a loja de menor porte. E o cliente que está conectado o tempo inteiro, não está mais preocupado com preço e preza pela velocidade, faz um mix disso tudo, compra online, pelo aplicativo, e também fisicamente. 

Para o varejista e atacadista, a lição é: entregar todos esses canais de venda para o cliente, com facilidade para a realização da compra, seja a partir de soluções próprias ou de integração com marketplaces.

No momento em que ele tem a venda online aumentada e começa a vender em escala, ele  também precisa ter um back office e retaguarda para poder atender o cliente rápido, separar a mercadoria com agilidade, ter uma área de preparação para poder montar esses pedidos, fazer expedição com rapidez, porque o cliente que compra online não quer esperar hoje em dia.

Soluções e tecnologias em equipamentos de ultima geração.

Atualmente o processo está agilizado, realizamos a compra pela manhã e recebemos o produto no mesmo dia no período da tarde. Portanto, para o varejista que tem negócio online, o segredo é separar a mercadoria com agilidade e fazer a expedição rápida. Na Consult, o que não falta são soluções para isso, seja com coletores de dados, impressoras, software, monitoramento de equipamentos e consultorias para ajudar ele a montar sua operação de forma mais eficiente. 

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