Métodos de impressão e tipos de etiquetas

No momento você está vendo Métodos de impressão e tipos de etiquetas

Vamos adiantar que para ter um excelente custo benefício é necessário entender quais os métodos de impressão e tipos de etiquetas para a sua operação. Cada empresa possui a sua realidade!

Impressão e tipos de etiquetas para ter o melhor custo benefício

Impressão térmica direta

É basicamente a nota de cupom fiscal que recebemos quando vamos ao mercado. A impressão térmica direta é aquela na qual não se utiliza ribbon, e funciona basicamente por meio do calor, que se agrega na cabeça de impressão, gerando uma reação química, e esse contato com o calor faz com que mude a cor devido a reação e seja impresso no papel. É um tipo de papel térmico sensível à luz e calor.

Então a vida útil desse tipo de papel em relação a impressão não terá durabilidade extensa, podendo ter as informações apagadas com o tempo. É um papel térmico, fino, com sensibilidade. Não é um papel que utilizamos em uma operação logística, principalmente usando só a cabeça de impressão, sem utilizar o Ribbon. 

Transferência térmica

Uso de etiquetas couchê, etiquetas de BOPP, etiquetas de identificação, utilizando Ribbon. Ela imprime em diversos tipos de superfícies, quando se fala no quesito de transferência térmica. Inclusive o papel e a impressão tem que ser de alta qualidade, pois a impressão será mais resistente. É uma impressão que não desaparece com o tempo como a térmica direta. Cabe entender a operação do usuário final para indicar o melhor tipo de ribbon e de etiqueta a ser utilizado, se vai ser uma couchê ou BOPP, um ribbon de cera, misto ou resina.

Quais seriam as principais aplicações para uma etiqueta do tipo couchê?

Ela pode ser utilizada em supermercados, lojas, etiquetas de gôndola, logística. Por ser uma etiqueta de papel, precisa utilizar um Ribbon de cera, que é mais econômico e tem uma certa durabilidade. O ideal é avaliar qual será a finalidade da etiqueta e o ambiente da sua operação. Pois ao se utilizar um Ribbon de cera, que já possui uma ótima durabilidade, pode haver excesso de atrito em determinadas operações e desgastar a impressão na etiqueta, como por exemplo o movimento de pegar várias vezes a mesma caixa no armazém de alta temperatura e poeira.

Quais seriam as principais aplicações e possibilidades de operações para uma etiqueta de BOPP?

É usada em operações logísticas, supermercados, laboratórios que realizam o armazenamento de produtos congelados e resfriados. 

É uma etiqueta plástica que precisa ser utilizada com um Ribbon mais específico. Imagine o seguinte cenário: O operador está em uma câmara fria no setor de separação de produto, e aquela mercadoria irá passar por uma temperatura acima do que estava antes, aguardando a transportadora entrar na doca. Se você estiver utilizando uma etiqueta de papel couchê, a etiqueta ficará molhada, prejudicando a informação nela impressa. 

A importância de um suprimento de qualidade fará toda a diferença

É muito comum ver isso em supermercados, quando você vai comprar um alimento congelado e ao chegar no caixa a atendente não consegue bipar o código porque a etiqueta está molhada, o código está danificado e ela não consegue ler. Isso porque foi utilizado um suprimento que não é específico. Então o adequado é: locais químicos, indústrias, laboratórios, supermercados, câmaras frias na logística que precisam ter uma alta durabilidade na informação que está naquela etiqueta, é interessante que sejam utilizadas etiquetas plásticas com um ribbon mais resistente. 

Este post tem um comentário

Deixe um comentário