Por que fazer a locação de Coletores de dados com a Consult?

No momento você está vendo Por que fazer a locação de Coletores de dados com a Consult?

Sabemos que quando se trata de um equipamento de missão crítica – e o coletor de dados é um equipamento de missão crítica – ele não pode parar. A empresa precisa tê-lo sempre funcionando. Quando a Consult oferece a locação, não se fala somente de locar o equipamento. Estamos oferecendo uma prestação de serviço para o cliente, que vai muito além do fornecimento do equipamento em si. Vamos conferir?

Na hora que o cliente faz um contrato de locação com a Consult, além da quantidade de coletores de dados locados, ele recebe mais alguns equipamentos de backup. Porque se por qualquer motivo um desses coletores der problema, ele vai enviar para a Consult esse equipamento, e nós realizaremos a manutenção e posteriormente a devolução do mesmo. E, durante esse período, o cliente vai ter um equipamento de backup para evitar que ele fique com a operação comprometida. 

Não entregamos apenas a locação de coletores. Entregamos a SOLUÇÃO.

Além do equipamento de backup, temos outros serviços inclusos na hora da locação, que são essenciais para uma operação complexa e equipamentos de alto valor agregado. São eles:

Serviço de Monitoramento de Equipamentos

Nos contratos de locação também podemos incluir o serviço de monitoramento dos equipamentos. Nós monitoramos o status do coletor, status de bateria e até a sua localização. Além de entregá-lo para o cliente, vamos cuidar para que ele seja utilizado do jeito que precisa ser, e não depender da equipe do cliente para realizar manutenção e cuidar desses equipamentos. Nós cuidamos de tudo! 

Manutenção Preventiva

Ao invés do cliente usar o equipamento e por algum motivo ele dar um problema e precisar ser enviado para a manutenção; a Consult, de tempo em tempo, vai enviar um técnico no cliente para realizar uma manutenção preventiva. Esse técnico vai olhar os equipamentos, verificar se estão bons, aproveitar para fazer uma higienização, olhar nível de bateria, configurações, recalibrar a tela etc. Então, é de extrema importância que esses equipamentos tenham essa manutenção preventiva antes do problema acontecer, para que eles estejam sempre em perfeito estado para o uso do cliente.

Vida útil do equipamento

Outro detalhe que muitos clientes não prestam atenção, porque é um pouco burocrático, mas faz muita diferença para as empresas, é sobre a vida útil do equipamento. Todos os eletroeletrônicos têm vida útil e ela é determinada por uma tabela chamada TIPI que define no Brasil a vida útil de cada produto fabricado no país. 

Equipamentos eletroeletrônicos têm uma vida útil de aproximadamente 5 anos. Tudo que a empresa compra, entra no ativo da empresa como patrimônio. Cada mês é descontada uma fração do valor desse produto, para poder valorizar o patrimônio da empresa. Exemplo: Eu comprei um coletor por 5 mil reais e ele tem 60 meses de vida útil. Eu pego esse 5 mil, divido por 60, e sei que cada mês esse coletor vai perder de valor aproximadamente 80 e poucos reais. 

Tudo isso gasta de energia, dinheiro e tempo.

O que acontece quando chega no quinto ano e esse produto faz “aniversário” dentro da companhia? Ele precisa ser lançado no balanço da empresa como custo e não mais como patrimônio. Logo, as empresas precisam gerenciar o patrimônio delas, inclusive sob a vida útil dos equipamentos. E o que é muito comum acontecer? Certo, vou te contar. No quinto ano de vida útil do equipamento, a empresa o envia para uma reforma, gasta dinheiro, e o devolve como um ativo para ter mais 5 anos para fazer a baixa dele. Mas, isso é um processo complexo, com pessoas controlando e tendo que ficar de olho. Tudo isso gasta de energia, dinheiro e tempo. 

Já quando você loca, você não está comprando esse ativo. Você está comprando uma prestação de serviço. Desta forma, você dá entrada na nota de locação dentro da contabilidade como um custo, e abate o valor integral dessa nota do imposto de renda. O importo de renda empresarial chega a 34%. Então, você automaticamente está abatendo 34% de imposto na proporção do valor da nota que está sendo emitida. 

Fazer a locação do coletor de dados é muito mais lucrativo!

Para as empresas, as vezes o acúmulo de ativo pode ser ruim. Exemplo: Quando a Petrobrás teve o valor de mercado dela descendo ao mínimo, a somatória dos seus ativos valia mais do que o valor de mercado dela na bolsa. É uma situação de desequilíbrio, mas que faz entender por que muitas vezes as empresas optam por locar as coisas ao invés de comprar. Portanto, a depender do tempo de vida útil do equipamento, e a depender da organização da empresa, é muito mais barato locar do que comprar. Com a locação, o cliente está contratando o serviço de manutenção preventiva, corretiva, monitoramento de parque e equipamentos de backup, além do produto em si.

Este post tem um comentário

Deixe um comentário