Qual o momento certo para começar a usar RFID na minha empresa?

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O RFID tem algumas aplicações que são imbatíveis, que protege por exemplo contra o roubo de carga, que vem se tornando comum em alguns lugares. 

Então vamos pensar na seguinte situação: Eu tenho um centro de distribuição da Casa & Vídeo, por exemplo, e preciso trafegar do meu centro de distribuição mercadorias para minhas lojas que estão em shoppings ou centros comerciais. Imagina que eu faça o seguinte: Toda mercadoria que eu vou trafegar eu coloco uma etiqueta RFID. Com essa etiqueta eu consigo monitorar o caminhão, onde essa mercadoria está e qual o valor de estoque que está dentro daquele caminhão. Essa é uma das aplicações possíveis do RFID. 

Usar RFID na minha empresa?

Uma etiqueta RFID já chegou a custar dólares. Hoje ela custa centavos de dólares e em alguns casos centavos de real. Ela não é barata o suficiente para colocar em todos os produtos. O produto precisa ter algum valor de margem. Porque caso contrário, fica caro. Mas, para produtos de alto valor agregado, o RFID é sim uma excelente solução. Só que a etiqueta de RFID não faz todo o serviço. Além das etiquetas, você precisa fazer os portais, que são as portas por onde entram mercadorias com etiquetas RFID, e que precisam ser automatizadas. E as portas por onde saem mercadorias com RFID também precisam ser automatizadas. 

Etiquetas RFID

Agora imagina que eu tenha uma loja de eletroeletrônicos. Essa loja tem portas de entrada e saída. É preciso colocar um portal onde essas portas estão. O que é isso? São um monte de etiquetas RFID que ficam em volta dessa porta, para que todas aquelas etiquetas que passarem por essa porta sejam identificadas. Então quando entra, eu sei que aquele produto está entrando, e quando sai, eu sei que aquele produto está saindo. Portanto, além de colocar a etiqueta, eu preciso cuidar das portas, da tecnologia que mede a automação dessas portas, para que seja possível medir quantos produtos e etiquetas de RFID têm espalhadas dentro daquele ambiente. 

Produto de alto valor agregado é um estoque caro!

Ah, mas como eu sei quando eu tenho que usar RFID? Basicamente, quando sua mercadoria tem potencial de roubo ou furto grande, é um produto de alto valor agregado, é um estoque caro, e quando você quer saber em tempo real o quanto está vendendo e onde esses produtos estão. Se você tem todas essas necessidades, talvez seja o momento de usar RFID na sua empresa.

 Marcas de roupas caras, por exemplo, usam RFID. Porque muitas vezes há um lugar no mundo onde eles fabricam as roupas, mas fazem a expedição desses produtos para o mundo todo. Então eles querem ter certeza de que esses produtos estão chegando nos seus destinos e que essas cargas não estão sendo roubadas, extraviadas ou desviadas. Por isso, em casos assim, o RFID é super recomendado. Para outros casos de produtos baratos onde você tem pouca margem, usar o RFID não é tão recomendado, pois fica caro. 

Tecnologias para ajudar varejistas e distribuidores

Devemos sempre nos atentar no fato de que o RFID para funcionar depende de antenas. Essas antenas estão nos portais por onde a mercadoria vai passar: Caminhão, depósito, avião, navio. Elas sempre vão estar no local onde descarrega. Portanto, se a cadeia de abastecimento não tiver antena, o RFID perde o sentido. 

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