Toda vez que pensamos em uma tecnologia de coletor de dados tradicional, imaginamos um operador usando uma de suas mãos para realizar operações com o equipamento. Porém, quando o assunto é tecnologia Hands Free, estamos falando de um operador deixando as mãos livres, e interagindo com essa tecnologia de outras formas. Que formas são essas? Uma possibilidade é um coletor de dados que o funcionário veste seu dedo com ele e aponta para o local em que a leitura será feita, e fica com as mãos livres para trabalhar.
Tecnologia Hands Free
Outra possibilidade de Hands Free que existe, é uma tecnologia chamada: VoCollect, na qual o operador fala com o equipamento e interage através da voz. Não precisa apertar nenhum botão. Quando ele fala com o coletor através da voz, o equipamento devolve um comando do que ele precisa fazer. Todos os comandos vão sendo dados a partir da voz.
Realidade aumentada
Há também a possibilidade de utilizar o coletor de dados de realidade aumentada, através de um capacete, que é um equipamento vestível. O operador o coloca na cabeça, projeta a tela na frente do seu olho, e consegue interagir tanto com a voz, quanto com o seu campo de visão.
Suas mãos livres
Qual é a principal vantagem desse tipo de tecnologia? Seja ela a do dedo, da voz, ou da realidade aumentada (voz + imagem)? O grande benefício é justamente o Hands Free que são as mãos livres. Porque enquanto o funcionário está operando um coletor com a mão, ele não consegue carregar uma caixa por exemplo. E não é possível fazer nenhum tipo de operação mais complexa, como manobrar uma empilhadeira.
Mais performance
Então, quando pensamos em mãos livres, estamos falando o seguinte: o usuário que está operando aquela tecnologia passa a ter toda disponibilidade de força e atenção para fazer alguma coisa e não precisar ficar olhando para uma tela de coletor. Desta forma, ganha-se muito mais performance todas as vezes que pensarmos em uma operação de velocidade, alto impacto, crítica, que depende de muita atenção, onde é preciso otimizar o trabalho do operador para que ele faça muito mais do que faria.
Tecnologias para você ter 50% mais produtividade
O Hands Free é uma excelente alternativa e a produtividade melhora em torno de 50%. Entretanto, para que todas essas tecnologias funcionem, existe a necessidade de serem feitas adaptações nas aplicações, já que não são todos os softwares que dão suporte a esse tipo de tecnologia, por isso é feita uma adaptação de software para poder rodar nessas tecnologias.
No caso específico da voz, é necessário educar a ferramenta, porque as pessoas têm sotaques e jeitos diferentes de falar e se expressar. Portanto, cria-se um banco de falas e expressões dentro do sistema, e se constrói esses comandos lá dentro. Após isso, é preciso treinar os operadores para que eles conheçam esses comandos e consigam usar a tecnologia do jeito correto.
Pingback: O futuro já começou: Conheça a Indústria 4.0