Atualmente trabalhamos com 3 tipos de Ribbons: de cera, misto e de resina.
O ribbon de cera é utilizado em operações mais simples. Ele é mais acessível e usado em ambientes secos, onde não se requer tanto contato físico com a imagem impressa. É um tipo de impressão que não necessita de tanta durabilidade. É mais clara, utilizada em etiquetas de papel couchê, e específica para impressoras de códigos de barras.
Ribbons para cada tipo de operação:
Nós costumamos indicá-lo para clientes que tem uma operação logística de leve a média e também em supermercados e farmácias, para etiquetas de gôndolas.
Quando o cliente precisa de uma etiqueta resistente a produtos químicos como materiais de limpeza, ou um cliente que tem armazém de congelados, ele necessita de um ribbon mais robusto. Seria o caso do ribbon misto de cera e resina, com base de poliéster, ótima impressão em papel, em materiais sintéticos, e com durabilidade altíssima.
Ele não vai requerer temperatura alta na cabeça de impressão para ter aderência, é resistente a produtos químicos, e ideal em cenários que se tem uma sessão de congelados em um campo logístico, por exemplo, uma câmara fria onde precisa-se de mais resistência.
É utilizada uma etiqueta de BOPP plástica com esse ribbon misto. O ribbon misto é específico para quem quer mais durabilidade.
Já o ribbon de resina também é composto por uma base de poliéster, e resina. É de extrema qualidade e com um custo menos acessível. Ótimo para papéis sintéticos, e muito mais resistente em produtos químicos.
Portanto, é para aquela indústria química, ou campos com galões de gasolina, álcool, que tem atrito ao limpar e passar.
Em laboratórios, esse ribbon é usado nas lâminas para fixar a informação impressa, pois está exposto a produtos químicos, calor e umidade.
O ribbon de resina é resistente ao álcool, gasolina, agentes abrasivos, certos produtos de limpeza, e a sua durabilidade é incomparável. Ele é essencial para um contato físico repetitivo com o código que está sendo impresso. É um ribbon muito utilizado em ambientes externos, quando se tem placas de circuitos, containers, exposição a poeira, chuva, etc.
Devido ao custo elevado, nós da Consult realizamos em certos casos testes de homologação em clientes para testar alguns ribbons e entender o cenário e o ribbon ideal para as suas operações.