Vamos começar falando da evolução dos Coletores de Dados ao longo dos anos?
Iniciamos com uma tecnologia chamada BETI: coletor de dados que possuía um sistema operacional próprio. Era uma tela toda preta com comandos. Você não tinha um sistema operacional aberto, ele era fechado, com pouca memória, pouca capacidade de processamento etc. Na sequência vieram os primeiros modelos de coletores com uma tecnologia chamada Windows CE.
Windows X Android
Após isso, tivemos a entrada da tecnologia do Windows Mobile, com mais memória, mais capacidade e tela colorida. Por muitos anos essa foi a tecnologia que todo o mercado utilizava nos coletores. As aplicações funcionavam da seguinte forma: Você fazia um acesso remoto a uma aplicação instalada no servidor do cliente, e rodava isso como se fosse um terminal emulado dentro do coletor, e usava o Windows Mobile como sistema operacional.
O seu equipamento precisa suportar atualizações de Software
Até que em certo momento os fabricantes começaram a adotar o Android como tecnologia para substituir o Windows Mobile. Em um primeiro momento, eles ofertavam o equipamento com as duas tecnologias, e você podia escolher Windows ou Android. Depois de um tempo, passaram a lançar só equipamentos Android. Os equipamentos Windows, então, começaram a ficar mais escassos no mercado. Há mais ou menos 1 ano atrás, a Microsoft parou de dar suporte nessas aplicações Mobile. Hoje, o Windows Mobile não recebe atualização e suporte feito pela Microsoft e é considerado obsoleto.
A migração de parque deve ser imediata!
Portanto, a principal vantagem em se fazer uma migração de parque e imediata, é que o sistema operacional de um coletor Windows Mobile hoje já não sofre nenhum tipo de atualização e suporte. Além de ser um sistema operacional suscetível a vírus, pessoas podem invadir a rede do cliente, ter roubo de dados, etc. Sem contar com o fato do equipamento Windows Mobile já ser mais antigo e sem suporte, fazendo com que as aplicações que os clientes estão rodando comecem a ficar mais limitadas. Passa a existir uma dificuldade de fazer melhorias nos sistemas que vão rodar no coletor e de encontrar equipamentos no mercado para isso.
Leve, ágil e tem diversas vantagens
A Tecnologia Mobile é mais moderna, leve e ágil e tem diversas vantagens como sistema operacional de coletores de dados. Vamos listar algumas:
1- O Android possibilitou que a interface e a experiência do usuário sejam idênticas ao uso de um Smartphone, por exemplo, e a tecnologia touchscreen já faz parte do dia a dia.
Isso faz com que os treinamentos para os usuários diminuam consideravelmente, devido a familiaridade com o Sistema Operacional dos dispositivos ao redor do mundo.
Android é mais intuitivo
Do ponto de vista dos funcionários, a emulação de terminal é antiquada. Dispositivos móveis com Android são mais intuitivos e ajudam os funcionários a começar a trabalhar mais rapidamente e com mais eficácia. O treinamento é tão intuitivo que é como se não fosse necessário treinar os usuários.
A consequência disso é a redução de custos com treinamento e suporte aos usuários, que acabam por usar o sistema quase que no automático.
É líder no mercado de dispositivos móveis
2- Android é o Sistema Operacional líder no mercado de dispositivos móveis, por isso há maior disponibilidade de aplicativos na loja da Google, tornando muito fácil e geralmente mais barata a solução de problemas simples, como a gestão de tarefas ou controles necessários para a área de TI, já que é um sistema mais compatível com o ambiente de TI das empresas. O Android suporta processadores de última geração possibilitando performance e velocidades sem comparação com o mundo Windows. Acelera o atendimento de pedidos com entrada de dados 40% mais rápida e a capacidade de capturar vários códigos de barras em uma única digitalização.
Integração
O sistema operacional Android também é compatível com as soluções corporativas, como o próprio pacote Office 365 da Microsoft e o ERP.
3- Há diversas aplicações (Apps) disponíveis para a plataforma Android, e o suporte a aplicativos desenvolvidos em linguagens mais recentes, combinado com o hardware e o Sistema Operacional que possui maior poder de processamento, garante uma performance muito mais alta do dispositivo, maior compatibilidade e integração com o ambiente corporativo.
MDM (Mobile Device management)
4- Tem compatibilidade com as melhores soluções de MDM (Mobile Device management) do mercado, que é uma plataforma de controle e gestão. Essa solução permite a equipe de TI agilidade no processo de diagnóstico de um dispositivo com problemas, bem como no atendimento de chamados através do envio de comandos para instalação de aplicativos, modificações no perfil restritivo do equipamento, envio de mensagens aos usuários, modificações nas configurações e até mesmo o bloqueio em caso de sinistro.
Gestão de ativos
Algumas soluções contam até com o acesso remoto ao dispositivo! Aqui existe uma possibilidade ainda mais interessante: a extração de dados do equipamento como tempo de conexão (ou sem se conectar), duração diária da bateria e amarração com nome do usuário em posse do dispositivo. Uma gestão de ativos bastante acurada, com possibilidade de predição de comportamentos do dispositivo através da análise dos dados.
Coletores de dados
5- Os coletores de dados que rodam Android contam com câmeras significativamente de melhor qualidade que as embarcadas nos coletores de dados Windows. O operador que necessita capturar imagem vai sentir muita diferença, e essa evolução das câmeras é constante. Alguns coletores de dados Android também têm soluções de comandos por voz. São as chamadas soluções hands free, onde o usuário faz uso da voz para a chamada de comandos, mantendo suas mãos livres para poder executar outra tarefa em paralelo.
Um sistema de segurança integrado
6- A segurança é um fator determinante para migrar do Windows para Android. A descontinuação do sistema da Microsoft faz com que os dispositivos não recebam mais atualizações operacionais e de segurança. A desatualização dos dispositivos abre a margem para ataque ao seu sistema. O Brasil é o terceiro país no mundo que teve aumento em ataques cibernéticos. No Android, há um sistema de segurança integrado. Ele também conta com o serviço de segurança do Google, que protege os dados da empresa e a privacidade dos usuários. O serviço conta com proteção para malware e na navegação a API (SafetyNET) verifica o dispositivo antes que ele tenha contato com dados.
Coletores de dados Android
Visto isto, pode-se constatar que, com coletores de dados Android, você pode enfrentar os desafios cada vez maiores do mercado com desempenho mais rápido, maior produtividade dos funcionários, velocidade de picking de pedidos, vantagens sobre a concorrência e uma força de trabalho mais ágil, tudo isso com segurança.
O Android facilita a integração de novos funcionários. O sistema operacional possui uma interface mais amigável e conhecida pelo grande público. Portanto, para manter uma operação estável e preparar sua empresa para lidar com os desafios atuais e futuros, você precisa atualizar o seu parque com o sistema Android.