A Indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, computação em nuvem e internet das coisas, que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios, por meio do uso de máquinas e computadores, trazendo inovação e eficiência. Também conhecida como a 4ª Revolução Industrial, a Indústria 4.0 é um fenômeno que está em constante mudança e evolução, trazendo a automação, troca de dados, etc.
Indústria 4.0 é o futuro que já começou
A indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois seu objetivo é promover a digitalização das atividades industriais, melhorando os processos e a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala. Ela transforma a gestão empresarial em relação à estratégia de implementação de tecnologias, afetando positivamente a produção.
Todas as Empresas serão de Tecnologia!
Antigamente tínhamos negócios de telecomunicações, construção civil, manufaturas, fábricas, hospitais, etc. Eram empresas conectadas em mercados diferentes, todos eles muito bem verticalizados, e podíamos entender onde começava um determinado segmento, e quando começava outro segmento. Quando falamos de Indústria 4.0, estamos subvertendo essa lógica, porque pressupomos que todas as empresas são de tecnologias e que fazem algo relacionado a manufatura, moda, varejo e etc. Portanto, quando pensamos em Indústria 4.0, estamos falando de empresas de tecnologia atuando em segmentos, nichos e mercados diferentes. Há quem diga que no futuro, de 5 a 10 anos, todas as empresas serão de tecnologia.
Quais as oportunidades que existem nesse mercado?
E onde a Consult entra quando falamos de Indústria 4.0, e quais as oportunidades que existem nesse mercado? Todas as empresas de tecnologia precisam de velocidade de escala e alta produtividade. Não dá pra pensar em uma Amazon puxando o E-commerce dos EUA com 40% ou 60% de participação, sem ser extremamente eficiente, com capacidade de escalar quase que infinita e com muita produtividade. Quando você vai para a China, você percebe que eles conseguem operar na velocidade, escala e produtividade que operam, sem tecnologia.
Empresas mais eficientes
Então, para começar, todas as vezes que a gente pensar em qualquer otimização de operação, de expedição e separação de produtos, organização de estoque e eficiência logística, sempre tecnologias comercializadas pela Consult vão estar presentes. Empresas que querem ser mais eficientes do ponto de vista de tecnologia, precisam ter no depósito bons coletores de dados e boas soluções de infraestrutura.
Ah, mas quando eu vejo o depósito da Amazon…
Todas as vezes que uma empresa almeja esse tipo de coisa, ela precisa pensar em: identificação, etiqueta, impressão de código de barras. E aí alguns vão falar: Ah, mas quando eu vejo o depósito da Amazon, tem um monte de robôs lá, então não precisaríamos dessa tecnologia de coletores de dados. Errado! Para um robô identificar um determinado local onde ele vai buscar uma peça, insumo ou produto, ele precisa saber a localização daquilo. Como se faz para informar a localização para um robô? Pode-se usar um mapa de calor e fazer o robô passear por aquilo. E a outra possibilidade é o robô ler um código de barras para saber se ele está no local certo para retirar aquela mercadoria, e fazer uma dupla checagem.
Será necessário ter impressoras térmicas de etiquetas
Por mais que se otimize essa operação, isso ainda é proibitivo para 89% das empresas no mundo. Não é simples assim implementar esse tipo de coisa. E ainda que se use um robô para fazer o grosso do trabalho, em vários momentos isso precisa ser feito por um humano. No caso de pegar uma mercadoria de maior valor agregado, por exemplo, para tirar essa mercadoria de uma esteira e colocar em um caminhão. Não se automatiza 100% da linha, ainda vai ter um ser humano precisando fazer alguma operação.
Operação 100% automatizada
E mesmo que a linha de montagem/separação seja 100% automatizada, ainda vai precisar de humanos com equipamentos de coleta de código de barras para fazer apontamentos: verificar se essas operações estão rodando corretamente, fazer manutenção, receber comandos de auditoria, aperfeiçoamentos necessários de serem feitos nessas máquinas. E se um dia isso estiver automatizado, ainda será necessário ter impressoras térmicas de etiquetas para etiquetar as caixas.
O nível de automação e o nível de tecnologia vai aumentar
Portanto, dentro da indústria 4.0, por mais que aumente o nível de automação e o nível de tecnologia, em diversos momentos de uma cadeia de produção, separação, logística ou abastecimento; tecnologias fornecidas pela Consult lá estarão, independentemente do nível de automação. Seja para leitura de um código de barras, para impressão de uma etiqueta, para determinar localização de produtos dentro de uma área de armazenagem, para garantir que a operação esteja acontecendo de forma correta, para operar, ou para fazer auditoria e manutenção dos equipamentos eletrônicos que estão espalhados dentro dessas áreas.
Gigantesca de oportunidades
A indústria 4.0 para a Consult representa uma quantidade gigantesca de oportunidades para levar nossas tecnologias para dentro da sua empresa, garantindo que a sua operação nunca pare. Nós temos os produtos certos para o seu negócio, mesmo durante a indústria 4.0, você vai precisar adquiri-los para ter eficiência e produtividade.
Pingback: Etiquetas e Ribbons: escolha suprimentos de qualidade!